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Por Reposit Tecnologia

A realidade da TI na maioria das pequenas e médias empresas é marcada pelo pouquíssimo conhecimento e investimento na ampla variedade de ferramentas e serviços existentes para evitarem ataques virtuais, como kits de exploração, malware personalizado e aluguel de botnets. Muitas destas operações se limitam a comprar apenas software de varredura de primeiro grau por acreditarem que é caro e desnecessário proteger toda a sua infraestrutura de TI.

Dentre os inúmeros processos da TI, o primeiro passo para as PMEs profissionalizarem o seu ambiente tecnológico é começar a montar um Centro de Operações de Rede. Em linhas gerais, o NOC (do inglês, Network Operation Center) monitora toda a infraestrutura de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação), assegurando que ataques não comprometam a fluidez da sua operação.

O NOC é um ambiente onde são realizados o monitoramento e a gestão da TI. Por meio de softwares específicos, uma equipe especializada monitora os alertas gerados pelos sistemas, plataformas e ativos de TI, tais como computadores, roteadores, dentre outros. Essa equipe atua de maneira preventiva e proativa para manter o ambiente mais estável possível.

No NOC diversas informações das empresas são extraídas deste ambiente. É por meio destes dados que são feitas análises estratégicas para preventivamente a companhia ter melhora na maturidade da TI, aumento da satisfação dos usuários e produtividade das equipes, que estão focadas em assuntos mais administrativos.

Fique atento: o vendedor não pode perder um dia de trabalho, bem como a empresa não pode perder faturamento porque o sistema está inoperante.